Programa Multifocal de Identificação de Risco, Educação e Prevenção de Agravos Tóxicos Cit RS.
O Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul é vinculado ao apoio às políticas públicas relativas à Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental na questão toxicológica. Tem por objetivo principal prestar assessoria e orientação frente a acidentes tóxicos, em caráter de emergência e em regime de plantão permanente (24 horas/dia) a profissionais de saúde que viabilizam e otimizam o atendimento (diagnóstico e tratamento) de pacientes vitimados por exposições químicas em geral.
Programa Multifocal de Identificação de Risco Relacionado a Produtos e Educação e Prevenção de Agravos Tóxicos Junto ao Serviço de Saúde Comunitária do GHC. Desenvolvido no decorrer de 4 anos. Primeiramente com Instrução aos Agentes comunitários de saúde e após implementação na população do entorno do GHC, com o intuito de diminuição de agravos tóxicos na infância. Finalizando com relatório de análises e resultados obtidos.
Prêmio concedido pela Anvisa por resultados concretos e diminuição significativa de atendimentos de agravos tóxicos.
Pesquisa em centros de atenção a saúde comunitária e com população, bem como com pacientes atendidos no Hospital da Criança Conceição e Hospital Fêmina. Análise, mensuração da situação para planejamento de campanhas de ação:
FASE 1 – BEBÊ SEGURO
A campanha institucional de prevenção Bebê Seguro foi criada com intuito de relacionar o conhecimento da criança conforme seu desenvolvimento cognitivo e o grau de risco de acidentes tóxicos, tendo como foco principal o cuidado das mães com bebês dos primeiros dias de vida até os 3 anos de idade.
FASE 2 – PREVENÇÃO À INTOXICAÇÃO NA INFÂNCIA
Criação e desenvolvimento de Manual de Toxicologia Básica e Manual de Toxicologia Clínica, direcionados a Agentes de Saúde Comunitários e Médicos do GHC para conscientização sobre prevenção e intoxicação.
Premiada e certificada na modalidade Comunicação Coordenada durante o VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária / Simbravisa.
FASE 3 – CASA SEGURA
Criação e Implantação de área infantil pedagógica dentro da emergência do Hospital Criança Conceição a fim de amenizar o sofrimento dos pacientes que passam por fragilidade social e múltiplas internações hospitalares devido a acidentes tóxicos.
FASE 4 – CUIDADO
Desenvolvimento de materiais direcionados para prevenção de acidentes tóxicos – saneantes, animais peçonhentos e medicamentos, com distribuição em hospitais, instituições e eventos.
Manual de Toxicologia Clínica para Médicos da rede Pública de Saúde – SUS
Manual de Toxicologia Básica para Agentes Comunitários de Saúde